logotipo
Central de Relacionamento Interativo

Apresentação PregCheck BR

 

As biotecnologias reprodutivas e os programas de melhoramento genético têm dado muita atenção às características de fertilidade ligadas às fêmeas, alcançando excelentes resultados. No entanto, estudos e ações relacionados à melhoria da fertilidade dos touros são escassos. Dessa forma, se faz necessário otimizar a eficiência reprodutiva dos rebanhos, por meio da seleção de touros de fertilidade superior comprovada.

As principais características que influenciam a fertilidade dos touros estão relacionadas à qualidade do sêmen, principalmente após o descongelamento na criopreservação. Uma vez que a fertilidade é uma característica que apresenta herdabilidade de baixa a moderada magnitude, podem existir diferenças na qualidade do sêmen que se devem aos fatores genéticos, o que permite resposta à seleção direta para fertilidade do touro na inseminação artificial.

No entanto, os programas de melhoramento genético no Brasil ainda não incluíram a fertilidade do touro na IATF como um critério de seleção. Assim, as centrais de inseminação artificial no país têm buscado identificar touros de fertilidade superior para comercialização, proporcionando maior rentabilidade aos seus clientes.

A utilização desses touros pode melhorar a taxa de concepção no manejo reprodutivo, aumentar a produção de bezerros nascidos de touros melhoradores e diminuir o custo por prenhez, devido a redução das ressincronizações. Assim, em 2020, Genex Brasil lançou o PregCheck BR, o programa de avaliação da fertilidade dos touros, que prediz o desempenho do reprodutor na taxa de concepção em IATF com confiabilidade.

As informações de resultado de prenhez utilizadas para a geração dos valores de PregCheck BR vêm do banco de dados do software ReproCheck, desenvolvido pela Genex Brasil em parceria com a GlobalGen, em 2017. Os dados passam por análises estatísticas, que permitem isolar os fatores ambientais e inerentes às fêmeas que afetam a taxa de concepção na IATF, avaliando exclusivamente a influência do touro no resultado reprodutivo. As análises são realizadas pela equipe Genex Brasil em parceria com grupo de estudos em melhoramento genético animal (MEGGA) da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

O banco de dados contém, atualmente, informações de 300 mil fêmeas de diferentes categorias e grupos genéticos, totalizando 400 mil serviços de IATF com diagnósticos de prenhez, provenientes de 450 propriedades de 18 estados da federação e da Bolívia. A biblioteca de touros conta com mais de 1.000 reprodutores, sendo 300 touros Genex.

Os dados são analisados duas vezes ao ano e os valores de PregCheck BR são publicados em março e agosto. Para um touro ter seu PregCheck BR publicado é preciso apresentar valor de confiabilidade maior ou igual a 75%. Hoje contamos com 45 touros com PregCheck BR publicados, sendo 16 da raça Angus, 6 Brangus, 1 Simental, 19 Nelore, 1 Nelore Mocho e 2 Brahman.

A expectativa é que a cada nova rodada teremos um aumento significativo de touros provados pelo PregCheck BR e uma melhora da confiabilidade da informação daqueles já provados anteriormente, uma vez que nosso banco de dados tem evoluído rapidamente, apresentando 100% de crescimento no período de um ano (de agosto de 2020 a agosto de 2021).

Para alcançar resultados cada vez maiores com o PregCheck BR, a Genex Brasil continuará investindo na capacitação de seus colaboradores e na transferência de tecnologia para seus clientes, pois o nosso compromisso é levar informações de qualidade sobre a fertilidade dos touros, gerando mais resultado no campo e entregando ao cliente não apenas números, mas informações confiáveis para tomada de decisões assertivas. Contem conosco!

 

Nicole Colucci Tramonte

Zootecnista, MSc. Genética e Melhoramento Animal – UNESP Jaboticabal

Especialista de Desenvolvimento de Produto Corte – GENEX Brasil


GENEX GENÉTICA BRASIL LTDA. Copyright © 2021 Todos os direitos reservados.

Rua Dr. Procópio de Toledo Malta, 145. São Carlos, SP. CEP 13563-002. (16) 3362-3888