logotipo
Central de Relacionamento Interativo

08/10/2020 08:00

Ícone da bateria Nelore GENEX encerra sua carreira como reprodutor 

Há 14 anos, também no mês de outubro, precisamente no dia 08/10/2006, nascia aquele que se tornaria um dos melhores touros Nelore para a formação de base materna dos rebanhos comerciais e PO. Se pensou no Coronel da Mundo Novo, acertou em cheio.  Ao completar 14 anos de vida e oito como reprodutor GENEX, Coronel encerra sua carreira com 150 mil doses comercializadas, deixando um verdadeiro patrimônio genético para o Brasil e para o mundo.

Juliana Ferragute, gerente de produto corte da GENEX, em depoimento sobre a  trajetória do touro que permaneceu ativo por mais tempo em nossa bateria, nos relatou: “Há pouco mais de 10 anos, quando iniciamos a construção da nossa bateria Nelore, focada em animais equilibrados e, principalmente, bons para produção de matrizes, tivemos a oportunidade de contratar o Coronel da MN, que liderou por muitos anos as vendas de Nelore da empresa, deixando milhares de filhas e filhos no Brasil e em outros países. Ele foi o touro que deu holofotes para o Nelore da GENEX e que nos abriu muitas portas nos principais rebanhos brasileiros.”

De acordo com Frederico Jardim, supervisor de vendas regionais da GENEX e diretor da Esteio Inseminação, foram muitas as vantagens de ter trabalhado com o touro. “Nós tivemos a oportunidade de utilizar o Coronel da MN desde o início de sua trajetória e acompanhamos sua produção em todas as fases da pecuária por esses anos. Hoje podemos afirmar que o Coronel tem tudo o que buscamos em um bom touro, produzindo com consistência aquilo que promete em suas avaliações genéticas e fenotípicas. Fato que trouxe confiança para a equipe na indicação do touro, principalmente, para rebanhos que necessitam formar sua base de matrizes”.

Complementando sobre a produção do touro nos rebanhos nacionais, Frederico Jardim descreve que “a bezerrada nasce pequena e cresce rápido, tendo um excelente desempenho à desmama, ao ano e sobreano. Suas filhas apresentam boa habilidade materna, precocidade sexual e são muito férteis, sendo excelentes fêmeas de reposição. Coronel imprime boa caracterização racial, pelagem firme e bons aprumos. Além disso, o resultado na IATF é fantástico, com taxas de concepção acima da média”.

Para o proprietário do touro, Sr. Eduardo Penteado Cardoso e Daniel Resende, gerente da Fazenda Mundo Novo, Coronel da MN se destaca pelo consistente pedigree: “Ele tem como ancestrais dois importantes genearcas da linhagem Lemgruber: Banguê e Rambo. Ainda hoje o utilizamos no rebanho da Mundo Novo, por transmitir características desejáveis na seleção, como habilidade materna, conformação para corte, perímetro escrotal e baixo peso ao nascer. Temos mais de 255 filhos avaliados, dos quais seis são touros na reserva da fazenda, o que demonstra sua grande contribuição ao rebanho Lemgruber”, declaram. A superioridade de Coronel é evidente também em suas provas. Para se ter uma ideia, no Sumário Mundo Novo, ele foi TOP 0,1% em Índice Final e 3º colocado na prova de ganho de peso a pasto da ABCZ, com desempenho de 20% acima da média para Índice Final. “Já no teste de Eficiência Alimentar em 2008, Coronel foi classificado como Elite, tanto para a conversão alimentar, quanto para deposição de gordura subcutânea”, completam.

Além de toda a contribuição para o rebanho, “Coronel da MN foi um touro importante para fortalecer a parceria da Fazenda Mundo Novo com a GENEX”, complementam Sr. Eduardo e Daniel.

Como resultado dessa parceria de sucesso, nossa bateria conta com três representantes da genética Mundo Novo: Carajá da MN (Truque da MN x Konan da MN) e os jovens Pacu da MN (Togo da MN x D8 da MN) e Candiru da MN (Coronel da MN x Jamanta da MN). “Temos a certeza de que os novos touros da Fazenda Mundo Novo que contratamos honrarão sua trajetória. Coronel, sem dúvidas, deixará saudades!”, finaliza Juliana na despedida.

Após tantos anos desempenhando um grande trabalho para a pecuária, devido às limitações impostas pela idade já avançada, Coronel assina sua aposentadoria como reprodutor, deixando a central de coleta com destino a Fazenda Mundo Novo para o tão merecido descanso.

 

Por Nicole Tramonte

Especialista de Produto Corte GENEX

Imagens


Voltar


GENEX GENÉTICA BRASIL LTDA. Copyright © 2020 Todos os direitos reservados.

Rua Dr. Procópio de Toledo Malta, 145. São Carlos, SP. CEP 13563-002. (16) 3362-3888