03/11/2020 18:30
Dez novos touros Angus chegaram ao Brasil e outros vinte chegarão no início de 2021.Trazidos pela GENEX, os animais vão compor o portfólio da empresa na coleta e venda de sêmen para inseminação artificial no Brasil. Segundo a companhia, esse projeto faz parte de um novo plano de desenvolvimento de produtos que recebeu um aporte de mais de US$ 1 milhão. Segundo avalia a diretoria, esses animais devem injetar mais de R$ 1 bilhão na economia brasileira nos dois primeiros anos de produção.
De acordo com a diretoria da multinacional, os reprodutores têm entre 11 e 12 meses e, em alguns meses, iniciarão a produção, visando a estação reprodutiva 2021/2022.
Na avaliação do Diretor Executivo da GENEX Sergio Saud, ter os touros em solo brasileiro é uma vantagem comercial. “Conseguimos assim aumentar a oferta aos pecuaristas e fica mais fácil demonstrar a qualidade da genética dos animais, já que os clientes podem vê-los com os próprios olhos”, justificou.
Os animais já vêm com uma genética adaptada para o clima brasileiro. A raça Angus é conhecida pela excelente qualidade de carne e tem sido muito utilizada geneticamente, no cruzamento com outras raças, como o Nelore, que compõe a maior parte do rebanho brasileiro para produção de carne, pois possui um efeito “melhorador” no animal nascido desse cruzamento. Segundo a corporação, os animais serão tratados no Brasil como “clientes vips”. “Eles irão ficar na Central de Coleta, que é uma fazenda situada em Itatinga, no estado de São Paulo, e ficarão em baias individuais, tratados como estrelas, com uma alimentação super balanceada em um ambiente confortável para eles”, disse Juliana Ferragute, gerente de produto corte da GENEX.
Momento oportuno
O segmento de inseminação artificial se mostra em forte expansão no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) divulgados em agosto, o mercado de genética de corte cresceu 48%, no primeiro semestre, em relação ao mesmo período de 2019, com mais de 8 milhões doses vendidas.
O objetivo é aproveitar o momento e aumentar ainda mais o rendimento desse setor de atuação. Cada touro pode gerar centenas de milhares de doses até os 6 anos de idade e mais outras várias unidades daí em diante. A prática de inseminação artificial é a base para a criação de gado de qualidade e, por isso, a longo prazo e considerando todo o processo, o retorno financeiro é enorme. “Esses novos touros vão produzir milhares de doses de sêmen que serão vendidos e, consequentemente, movimentar o agronegócio brasileiro. Depois nascem os bezerros que são comercializados ou recriados e, posteriormente, vendidos para a indústria de proteína animal. A inseminação é o primeiro passo para fazer girar essa cadeia de valor que injeta uma grande quantidade de recursos na economia”, concluiu Sergio Saud.
Cuidado da produção ao transporte
O sêmen que é comercializado segue um rigoroso controle de qualidade desde a coleta até chegar na fazenda. Existe todo um processo de coleta e industrialização para certificar a qualidade do produto. Também são realizadas diversas análises de qualidade, visando assegurar a fertilidade.
Por fim, vem o armazenamento das doses, que precisa ser feito com nitrogênio líquido, a uma temperatura de 196oC, para preservar a integridade dos espermatozoides, isso exige um manejo apropriado para que seja entregue em condições ideais ao comprador. “Nós fazemos esse transporte e levamos o produto para o cliente, certificando a qualidade até na hora da entrega”, garantiu o diretor.
GENEX
A GENEX Brasil é uma subsidiária URUS, empresa dedicada a fornecer soluções genéticas, reprodutivas e de gerenciamento agrícola que melhoram a qualidade e a produtividade do rebanho. Líder do segmento de inseminação artificial no Brasil, a GENEX segue a mesma filosofia de sua matriz americana: entregar excelência, inovação e valores, através dos produtos e serviços oferecidos a seus clientes.
Sediada no Brasil, desde junho de 2005, a GENEX traz ao país a melhor genética dos touros americanos, sobretudo, das raças Holandês, Jersey e Angus. O foco é na produção, na fertilidade e na busca de uma genética diferenciada. A dedicação e qualidade se repete quando se trata da seleção das raças zebuínas.
A companhia conta com uma equipe técnica de campo altamente qualificada, formada por mais de 180 representantes, médicos veterinários, zootecnistas e técnicos da área, distribuídos por todo o Brasil, e constantemente treinados para oferecer o melhor serviço e realizar uma venda técnica para atender as necessidades dos clientes.